Os Benefícios da Educação Musical

Além do simples termo “música”, conhecido em qualquer lugar do mundo, também existe variados conceitos sobre o termo “educação”. Mas é importante destacar um conceito que permite comentar de forma clara e simples sobre a educação musical, tendo em vista o grande número de pessoas que, pelo fato de não entender claramente o significado desse termo, simplesmente deixam de usufruir dos benefícios dessa categoria de educação.

Segundo Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali, correalizador do programa de educação musical “Brasil de Tuhu”, estudos científicos oficiais comprovam que a prática da música contribui para o desenvolvimento cerebral, aprimorando outras áreas acadêmicas nas crianças. Segundo a especialista, é notório que o contato com a prática musical impulsiona a imaginação e abre um universo criativo na rotina da criança. Além de ser um benefício que pode ser transportados a diversas áreas da vida e do conhecimento. A música coopera com o desenvolvimento de aptidões sociais, como criar metas em conjunto ou se esforçar para um interesse comum. Tais práticas são essenciais para a cidadania e podem ser abordadas com o exercício da música em conjunto.

Nós listamos os 3 principais benefícios que a educação musical pode trazer a um estudante.

1 – A música pode promover um impacto social no cérebro e deve ser encorajada nas crianças desde cedo;

2 – Crianças que estudam música têndem a ter melhor comportamento em salas de aula e apresentam uma redução de fatores disciplinares;

3 – Em todas as idades, a música pode reforçar a convivência em grupo, proporcionando melhorias no convívio interpessoal.

Os gregos sabiam muito bem e valorizavam este conhecimento como princípio formador do ethos de uma sociedade. Ethos significa valores, ética, hábitos e harmonia. São os traços característicos de um povo, seus costumes social e cultural. Logo, a música faz parte da formação da identidade de um povo.

Para os gregos, a música era tão importante e universal quanto o próprio idioma. Ela era um componente responsável por “direcionar a conduta moral, social e política de cada pessoa”. A música desenvolve o trabalho em equipe. Uma só pessoa não forma uma orquestra, banda ou um coro, mas cada um tocando e cantando em seu momento forma o conjunto onde o espectro sonoro se completa, a música expressa sentimentos que podem não ser bem expressos em palavras, mas quando estes sentimentos são tocados ou entoados falam direto ao coração. Os benefícios podem trazer tanto para a sociedade quanto para cada pessoa experiência criativa, seja crianças, jovens, adultos ou idosos. Este é o convite: cantando ou tocando estude e pratique música!

A educação musical nada mais é que o ensino da música de maneira formal, cooperando para que uma pessoa tenha condições de entender este processo através de uma linguagem própria, usando elementos como ritmo, intensidade,  timbre, músicas folclóricas, leitura musical, prática instrumental, entre outros, através de atividades apropriadas para cada idade.

 

Este processo pode acontecer de 2 (duas) formas:

1º Sensibilizador, trabalhando o ensino da música para formar bons ouvintes, usando alguns dos elementos já citados.
2º Técnicista, é o ensino da música de forma concreta, formando instrumentistas.

A música deve ser ensinada nas escolas?

Acreditamos que sim, pois já sabemos que a inteligência musical é considerada uma das inteligências múltiplas, isto atualiza a idéia que apenas as pessoas que possuem um “dom” musical pode aprender música, porque todas as pessoas possuem as inteligências múltiplas mas estas se desenvolvem em graus diferentes em cada um. Além de ser uma linguagem artística que pode contribuir para o resgate e a valorização da cultura.
AVISO LEGAL: Ao abordar questões educacionais, de qualquer um dos nossos conteúdos, fazemos todos os esforços cabíveis e, em especial através da nossa equipe, de forma a garantir que os conteúdos aqui abordados representem fielmente o nosso compromisso, prezando pela lei e direitos constitucionais de todo e qualquer cidadão brasileiro. No entanto, o Decida Mudar não garante que você conseguirá obter quaisquer benefícios tendo como base qualquer uma de nossos conteúdos, e nada em nossos Sites é uma promessa ou garantia para você obter sucesso 100 % de sucesso no seu processo educacional. Você é o único responsável por suas ações e resultados na vida que dependem de fatores pessoais, incluindo, mas não necessariamente limitado a, a sua habilidade, conhecimento, habilidade, dedicação, conhecimento.

 

Os Benefícios da Educação Musical
5 (100%) 1 vote