Marketing de Afiliados pode ser entendido como a relação entre alguém que divulga um produto de uma empresa e o comprador. Em seguida, o foco é receber uma comissão pela venda e ter uma renda passiva através disso.
Por exemplo: você já viu um anúncio do tipo “trabalhe e ganhe dinheiro on-line”? Então, se trata do marketing para afiliados e a proposta é que a pessoa se interesse, comece a promover e ganhe uma comissão em cima da venda.
Para o Marketing de Afiliados fazer sucesso, o primeiro passo é atrair o público de forma natural e espontânea. Dessa forma, confira a seguir mais informações sobre o assunto e tenha um guia completo para entender melhor esse assunto.
O que é Marketing de Afiliados?
O processo de ganhar uma comissão pela promoção de produtos é o resumo perfeito do Marketing de Afiliados. Portanto, ache um produto que você se identifique, promova para pessoas e seja comissionado a cada venda feita.
A fim de entender bem o Marketing de Afiliados, é crucial saber três benefícios que estão incluídos nele. Para isso, você confere a aplicação dessa estratégia traz mais viabilidade para a o seu negócio:
- O custo de aplicá-lo no seu negócio é baixo;
- Se bem aplicado, o alcance das suas postagens pode ser alto;
- Garante que você comece entendendo que a venda final não é objetivo e sim consequência de um trabalho bem feito.
O Marketing de Afiliados possui quatro partes que compõem o ambiente de negócios. Veja abaixo o que cada um faz e a importância que tem, porque é a partir desse entendimento que você se aprofunda no assunto.
Comerciante
Trata-se daquele que criou o produto para ser vendido, ou seja, é a pessoa que disponibiliza as informações para os afiliados divulgarem. Quanto mais dados existirem, maior será o número de insight que o afiliado terá.
Afiliado
É o responsável pela divulgação daquele produto físico ou infoproduto e receberá uma comissão pela venda. Além disso, o afiliado pode promover mais de um produto em sites, blogs e até mesmo no YouTube.
Destaca-se por ser o responsável por informar ao cliente se é parte de um sistema de afiliados ou não. Entendeu como o comerciante precisa do afiliado e como o afiliado precisa do comerciante? Há uma simbiose entre ambos.
Consumidor
É o grande responsável por fazer a roda do mercado de afiliados girar, afinal sem vendas, nenhuma renda acontece. A missão do afiliado é trazer afiliado até um canal para que a compra se realize e todos possam ganhar dinheiro.
É justamente aqui que entra a jornada de compra e como esse consumidor precisou ser informado, educado e, por fim, a oferta de venda é criada. Em outras palavras, o Marketing de Afiliados se baseia em influenciar o cliente a comprar.
Rede
Sabe a plataforma de afiliados que você se cadastrou, escolheu o produto e inseriu o link de vendedor no anúncio? Então, é a rede e nela é que acontece as entregas, pagamento, conversa entre afiliado e comerciante, etc.
Existem muitas plataformas de afiliados, mas algumas se destacam mais do que outras. Nesse contexto, alguns exemplos delas são as seguintes: Hotmart (infoprodutos) e Monetizze (para produtos físicos e digitais).
Como fazer o Marketing de Afiliados nos principais canais?
O Marketing de Afiliados consiste em inserir o cliente dentro da jornada de compra que você criou. Para isso, é importante ter um funil de vendas dividido em três estágios, que são os seguintes:
- Topo– Crie conteúdo para as fases de aprendizagem e descoberta da sua persona.
- Meio– Produza conteúdo para os estágios de reconhecimento do problema e consideração da solução daquela dor.
- Fundo– Aplique uma estratégia para a etapa de decisão de compra.
Percebeu como existe uma ordem para seguir e impactar os clientes de forma positiva? Por outro lado, é preciso conhecer quais são os principais canais para trabalhar o seu funil de vendas.
Site/blog
É o mais utilizado de todos e a proposta é simples: informar, fazer o cliente reconhecer o problema e aplicar a oferta. No entanto, há dois desafios: 1) Estar na primeira página do Google; 2) Ter um conteúdo que conecte com a persona.
Para solucionar o primeiro desafio, estude sobre SEO e utilize o tráfego pago, se necessário. Já para vencer a segunda dificuldade, estude os assuntos que a persona se identifica e capriche no texto, porque é o que gera conexão.
Redes sociais
É impossível fazer o Marketing de Afiliados sem usar o poder das redes sociais, já que muitas pessoas estão nas redes sociais. Influencie pessoas através desses canais, principalmente o Facebook e Instagram, pois são os principais.
E-mail marketing
Embora muitas pessoas defendam que o e-mail marketing morreu, esse canal ainda continua sendo muito utilizado. O objetivo é criar uma conexão com o cliente e trabalhar estratégias que o levem ao último estágio do funil de vendas.
Canal no YouTube
Dependendo do seu nicho de atuação, crie um canal no YouTube e comece a influenciar pessoas de lá. Crie reviews sobre o produto, esquente ofertas, de “amostras grátis” e influencie as pessoas a ir para a sua página de vendas.
Passo a passo para fazer o Marketing de Afiliados funcionar
Agora que você entendeu o que é Marketing de Afiliados e viu como os principais canais para usá-lo, chegou a hora de entender como usar. A boa notícia é que são apenas quatro passos e você consegue iniciar agora mesmo.
Escolha um programa de afiliados
A plataforma de afiliados é vital para o seu trabalho e facilita bastante a sua gestão. Analise quais tipos de produtos você pretende promover e confira os que você mais gosta, logo após a análise, escolha a melhor plataforma e continue.
Opte por produtos que estejam dentro do seu perfil
Já pensou em promover uma dieta que você não acredita? Certamente daria errado e por isso é preciso escolher programas que você acredite. Em seguida, veja se está entre os mais quentes e a comissão que você ganhará por venda feita.
Não se esqueça de analisar outro fator relevante: a concorrência e a viabilidade de uso das palavras-chave. O Marketing de Afiliados é algo que deve ser feito nos mínimos detalhes e entendo todas as nuances incluídas no processo.
Trabalhe na educação da sua audiência
Eduque o seu público, ou seja, mostre as funcionalidades e diga os benefícios, assim como ensine a usar. Assim como mostrado acima, entenda a venda como uma consequência de ter informado e trabalhado o seu público corretamente.
Divulgue sua oferta
Por fim, divulgue a sua oferta e siga com investimentos em tráfego orgânico na sua página no site, blog, canal no YouTube e nas redes sociais. Entretanto, não descarte utilizar o tráfego pago em páginas ou vídeos com mais acessos.
O Marketing de Afiliados é uma forma muito interessante de se aproximar da sua audiência e impactar o público positivamente. Porém, para vender e se destacar, invista em qualificação e melhore as habilidades que você já possui.
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